Máscara de Bentonita para cabelo – Como usar? Benefícios?
03/07/2019
Posso misturar argila? Como fazer?
25/09/2019

5 Receitas com argila para tirar mancha

Ter manchas na pele nunca é agradável. A cor da mancha pode ser escura, avermelhada, rosada ou amarronzado, além de mudar as cores ao longo do tempo. Se não fizer nada, ela só piora e fica mais escura. Ainda bem que existem as argilas para trata-las, não é verdade?

Elas levam vários nomes, como melasma ou rosácea. Independente do nome, ou como elas surgem, ela acaba causando desconforto por conta da sua aparência feia.

Imagina clarear essas manchas gradativamente? Ao mesmo tempo, cuidando da pele e sem gastar muito? Sim, estamos falando das máscaras de argila. Um tratamento natural para tirar manchas de pele.

Qual argila usar para mancha?

Existem muitas argilas no mercado brasileiro. Talvez sejamos o país que mais utiliza a argila no tratamento estético. Embora exista uma enorme variedade, descobrir qual a cor ou tipo de argila usar para tratar as manchas, cria confusão na cabeça de muita gente.

Antes de saber qual a melhor argila para clarear manchas, você deve saber a causa. Vejamos! Em seguida mostramos algumas receitas.

Manchas vermelhas

Essas manchas surgem do nada. Pode ser um simples estresse ou nervosismo, ou seja, emocional. A pele também pode estar sensível e irritada por algum fator externo ou pela dilatação dos vasos sanguíneos.

Nesse caso, a argila rosa, branca ou a vermelha é mais indicada.

A argila rosa é indicada para peles sensíveis, irritadas ou com rosácea. Ela tem um efeito calmante, ideal para pele irritada e com sinais de vermelhidão. Ela é resultado da mistura da argila vermelha com a branca, unindo todos os benefícios em um só.

A argila branca é universal. Ela é a cor mais indicada para todos tipos de manchas e pele.

A argila vermelha melhora a circulação sanguínea, a elasticidade da pele e reduz os danos causados pelo sol, como manchas e sinas de expressão. Ela também trata o envelhecimento precoce.

Manchas marrons

A mancha marrom pode estar ligada com diversas causas.

As espinhas ficam vermelhas e com tempo ganham a coloração amarronzado. Se não forem cuidadas, principalmente com a exposição solar sem o uso do protetor solar, acabam escurecendo.

Manchas de melasma estão relacionadas a fatores genéticos, sol e hormonais. Ela pode surgir na gravidez ou no tratamento com anticoncepcional. Embora não tenha cura, a argila é um ótimo tratamento para ameniza-las.

Outras manchas escuras podem surgir por várias razões. No geral, argila branca ou negra é indicada, além da argila verde.

A argila verde é ótima no tratamento de manchas geradas após um processo inflamatório, como a acne. Nesse caso, espinhas e cravos. Ela tem pode anti-inflamatório, antisséptica, diminui a vermelhidão e clareia manchas.

Receitas para clarear manchas com argila

Separamos algumas receitas e vídeos para você usar.:

Argila branca

  • Argila branca
  • Água mineral ou soro fisiológico
  • Recipiente de vidro ou porcelana

Como usar: Basta misturar uma colher de sopa de argila branca e ir adicionando a água mineral ou soro até formar uma pasta. Aplique no local com as manchas, que pode ser rosto, virilha, axila e outra. Deixe agir por 10 minutos e lave com água abundante para retirar o produto.

Argila vermelha ou rosa

A receita é a mesma, a diferença que pode misturar argila branca com vermelha ou usar a argila rosa pronta. Se quiser usar apenas a argila vermelha também pode.

O modo de uso é o mesmo. Deixe por 10 minutos ou até a borda começar endurecer. Não aplique nos lábios ou ao redor dos olhos.

Argila preta

A argila preta combinada com água oxigenada também é um ótimo clareador de pele segundo a Youtuber Lu Paganelli. Veja a receita abaixo:

Argila branca com água de rosas

Outra dica bacana é misturar a argila branca com água de rosas (leite de rosas, leite de colônia…) no lugar da água mineral ou soro fisiológico. O processo também é o mesmo.

Argila verde

Eu gosto de usar a argila verde com água termal, mas você pode usar as dicas da Youtuber Vivy Rodrigues. Ela mostra cinco dicas maravilhosas para usar a argila verde.

Ela tem outras utilidades além do clareamento. Vale a pena conhecer!

Importante: Não faça a mistura em recipientes de plástico ou ferro. Os metais e produtos químicos do plástico pode interferir nos minerais da argila.

Use a argila uma vez na semana. Para ver resultado na mancha, o ideal é fazer uso contínuo por algumas semanas para ver resultado. O resultado não vem do dia para o outro.

8 Comentários

  1. gostaria de saber mais sobre argila e como usar sou negra.

    • Avatar Argila.net disse:

      Olá Tatyana tudo bem? No caso é so você identificar qual é o seu tipo de pele, se é seca,normal,mista ou oleosa. E usar a cor de argila adequeada para sua pele, independente se você é negra ou não, está bem?

  2. Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

  3. Avatar Roselaine disse:

    Qual usar na minha pele no bulso que tá meia escura! Qual seria a argila certa! Minha pele é mista

  4. Avatar Larissa lima disse:

    Olá, gostaria de saber qual argila indicada para manchas preta que cresceu na minha perna?

  5. Avatar Larissa lima disse:

    Olá, gostaria de saber qual argila indicada para manchas preta que cresceu na minha perna?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *