Argila para tratar síndrome do intestino irritável
29/05/2019
Máscara de Bentonita para cabelo – Como usar? Benefícios?
03/07/2019

Argila Bentonita – 8 Incríveis benefícios

Ao contrário de outras argilas, a bentonita talvez seja pouco conhecida. Em outros países, isso não ocorre. Ela é conhecida como a “Argila da Cura”. Muitas pessoas vem tomando ou usando direto na pele para promover a melhora da saúde e prevenir doenças.

Se ela é tão poderosa, para que serve? Como posso usar? Essa e outras várias perguntas encontrarão aqui.

O que é bentonita? Argila composta por cinzas de vulcões envelhecidas. Por razão disso, tem coloração cinza ou creme, facilmente confundida com argila cinza.

Bentonita também é chamada de montmorilonita no exterior. Montmorilonita é o maior depósito de argila bentonita dos Estados Unidos.

Há milhares de anos é usada na medicina para prevenir doenças. Tem sido relatado várias culturas da África, Austrália e dos Andes que utilizaram esse tipo de argila no passado.

Como funciona?

No dia a dia somos expostos por uma variedade enorme de toxinas. Elas são liberadas por produtos químicos, produtos de limpeza, tintas, poluição, água não purificada, pesticidas nos alimentos, etc.

A bentonita age absorvendo as toxinas ou metais pesados encontrados em nosso organismo, como chumbo, cádmio, mercúrio e benzeno. Funciona na desintoxicação e combate de várias doenças.

Substâncias químicas ou toxinas têm moléculas com cargas positivas. A argila bentonita tem moléculas com cargas negativas. Quando hidratada carrega uma carga elétrica que se liga as toxinas que dá início ao processo de remoção no corpo.

Ela também é rica em nutrientes. A argila bentonita contém grande quantidade de minerais, incluindo cálcio, ferro, potássio, cobre, magnésio e sílica.

Agora já sabe como a argila bentonita funciona.

Para que serve? Vejam 8 principais benefícios!

1 – Melhora a digestão

Toxinas, substâncias químicas que causam problemas digestivos, a bentonita promove a melhora na digestão. Tem capacidade de neutralizar bactérias e eliminar vírus no sistema digestivo.

Estudos científicos(1) descobriram que ela contribui no tratamento contra o rotavírus e coronavírus em bovinos. Em humanos esse vírus é conhecido como gripe estomacal.

2 – Náuseas e vômitos

Sua capacidade de neutralizar bactérias e matar vírus, não só melhora a digestão, como também aliviam sintomas como náuseas e vômitos.

Mulheres grávidas podem usar a bentonita para tratar os enjoos e vômitos durante a gestação. É uma maneira segura para combater a constipação (dificuldade de evacuar) nessa fase.

3 – Perda de peso

Um estudo clínico(2), comprovou que a argila bentonita contribui na perda de peso e redução do colesterol, caso seja combinada com uma dieta equilibrada. Embora pareça promissora, outros suplementos foram incluídos na dieta ao longo de 21 dias.

Outro estudo(3), dessa vez testados em ratos, descobriu uma relação na perda de peso com a argila bentonita.

4 – Sistema imunológico

Eficaz na desintoxicação do organismo, o sistema imunológico é beneficiado porque toxinas, bactérias nocivas e substâncias químicas são eliminadas do corpo. Portanto, aumenta a capacidade de proteção do sistema imunológico.

5 – Hipertireoidismo

Uma pesquisa(4), concluiu que a argila bentonita ajuda absorver os hormônios tireoidianos T3 e T4. O resultado permite acreditar que ela possa manter os níveis baixos de tireoide em pacientes com hipertireoidismo.

Obs.: Não confundam com hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios).

6 – Bentonita na pele

Ela pode ser usada direto na pele como uma máscara de limpeza profunda.

Benefícios da máscara de bentonita:

  • Previne manchas na pele
  • Diminui a vermelhidão e rubor facial
  • Combate reação alérgica
  • Remove cravos
  • Trata espinhas

Outros benefícios:

Funciona como alternativa tópica do antibiótico. Pode usar direto na pele para tratar doenças ou até mesmo curar a intoxicação ou contato físico com a planta Hera Venenona.

Trata infecções, como a dermatite de contato. Acelera o processo de cicatrização por ferimentos. Usam no tratamento contra a bactérias “comedora de carne”, infecção conhecida por úlcera de Buruli.

7 – Infecção respiratória

Adenovírus é um tipo de vírus que em humanos causam infecções respiratórias. Embora não seja mortal, pode ser perigoso em crianças ou adultos com baixo sistema imunológico.

A argila bentonita também é capaz de tratar infecções respiratórias causadas por agrotóxicos.

8 – Saúde dos dentes e gengivas

Nossa boca está exposta as bactérias e toxinas por meio da ingestão de água e alimentos. Graças as propriedades antibacterianas da bentonita, ela pode ser usada junto com a pasta de dente ou como enxaguante bucal.

Como usar a argila bentonita?

Antes de aplicar ou consumi-la, certifique-se a procedência. A cor deve ser cinza ou creme, não branca ou branco brilhante. Ela não deve ter cheiro ou gosto.

Bentonita na boca

Basta fazer um gargarejo com ½ colher de chá de bentonita com um pouco de água. Beba após o garguarejo ou pode cuspir.

Detox

Faça uma mistura de água com 1 colher de chá de bentonita. Beba imediatamente uma vez por dia por quanto tempo preferir.

Bentonina na pele

Durante o banho, faça uma massagem com ½ xícara de argila no local desejado.

A máscara de argila é feita com a mesma quantidade acima, porém, misture com um pouco de água até formar uma pasta e aplique no rosto ou corpo. Deixe secar completamente até a remoção.

Use a máscara bentonita na pele 1-2 vezes na semana.

1 Comentário

  1. […] não conhece a bentonita? Recomendo ler o artigo sobre os benefícios da bentonita aqui, porém, não foi abordado sobre as principais vantagens da máscara de argila bentonita no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *