Argila Verde X Argila Branca: Como usar? Qual melhor?
25/02/2021
Esfoliação caseira com argila – Passo a Passo
13/03/2021

Argila é eficaz para tratamentos de cicatrizações

Existem muitos tipos de argilas em muitas cores diferente. Por isso, hoje iremos te ajudar a achar a melhor argila para a cicatrização da sua pele.

As argilas aumentam sua plasticidade quando molhadas, por causa de a um elemento molecular de água que submerge as partículas de argila, deixando-as mais duras, quebradiças e duras ao secar ou queimar.

Já a cicatriz é uma área de tecido fibroso que substitui a pele normal após uma lesão. Elas são um resultado do processo biológico de reparo de feridas na pele, assim como em outros órgãos e tecidos do corpo.

A questão é como podemos ajudar a cicatrizar essas pequenas lesões do nosso corpo com as argilas? Se você quer saber, mantenha-se ligado e ouça essas dicas de ouro.

Sobre as argilas

Para entender como funciona esse elemento natural na cicatrização da nossa pele, devemos compreender primeiramente os seus componentes. Onde são feitas as argilas que quais são seus tipos.

Há uma razão pela qual o tratamento com máscaras de argila existe há séculos. As máscaras de argila têm um toque agradável na pele e são praticamente feitas para serem fáceis de usar em casa.

Portanto, concordamos: máscaras de argila são fantásticas. Claro, as fórmulas serão diferentes, já que algumas esfoliam suavemente, enquanto outras refinam e algumas poucas engrossam a pele, mas as diferenças são mais profundas do que isso.

Sobre as cicatrizes

Para saber o efeito que a argila tem sobre a nossa pele, precisamos também saber como ela responde a esse cosmético. É claro, que existe vários tipos de pele e cada uma reage de um jeito, mas existe um padrão que todos nós passamos.

Todas as cicatrizes são compostas do mesmo colágeno do tecido que substituiu, mas a composição do tecido cicatricial, em comparação com o tecido normal, é diferente. As cicatrizes diferem na quantidade de colágeno superexpresso.

O tratamento precoce e eficaz de cicatrizes pode prevenir uma mais grave e as cicatrizes que geralmente se seguem. Existem vários tipos de tratamento para cada tipo de situação, desde os mais leves até os mais graves, são eles:

  • Cascas químicas: peelings químicos são usados para remover células da pele danificadas, revelando uma pele mais saudável por baixo. Existem diferentes tipos de peelings: leves, médios e profundos.
  • Tratamento a laser: são tratamentos médicos que usam luz focada. Ao contrário da maioria das fontes de luz, a luz de um laser é ajustada para comprimentos de onda específicos.
  • Radioterapia: é uma terapia que usa radiação ionizante, geralmente como parte do tratamento do câncer para controlar ou matar células malignas e normalmente administrada por um acelerador linear.
  • Esteróides: eles têm duas funções biológicas principais: como componentes importantes das membranas celulares que alteram a fluidez da membrana; e como moléculas de sinalização.
  • Outros: os cosméticos, a maquiagem médica pode ocultar temporariamente as cicatrizes. Isso é mais comumente usado para cicatrizes faciais. Argilas e cremes especiais entram nessa categoria em peso por ser um método acessível e menos invasivo.

Argilas boas para cicatrização

Provavelmente, você já aplicou argila bentonita, mas esta não é a única que pode oferecer à sua pele uma bela tez clara. Essas argilas podem ser encontradas em praticamente qualquer lugar online e podem ser misturadas da mesma forma que você faria com qualquer outra máscara de argila.

  1. Argila Marroquina Rhassoul

Ela é um cosmético feito de argila mineral natural extraída das Montanhas Atlas de Marrocos. O uso de rhassoul vem desde o século VIII. Os produtos Rhassoul vêm dos únicos depósitos conhecidos no mundo.

De acordo com estudos, a argila marroquina Rhassoul pode melhorar a elasticidade e clareza da sua pele. Ela também reduz a secura e escamação, melhora a textura da sua pele, torna a sua pele mais elástica e firme e remove as camadas mortas da pele, tornando-a mais lisa.

  1. Argila de Caulim

A caulim, também é chamada de argila da China, argila branca é macia e leve, podendo ser usada em peles extremamente sensíveis.

Em seu estado natural, o caulim é um pó branco e macio composto principalmente de caulinita mineral, que, sob o microscópio eletrônico, é visto em forma de cristais platinados.

Existem vários tipos e cores diferentes de argilas de caulim disponíveis, que são: geralmente branca, rosa-laranja-vermelha, vermelho e verde.

Ela ajuda na prevenção das marcas da idade, atua como um limpador profundo, abrindo os poros e refinando a estrutura da sua pele. Consiste em nutrientes essenciais e fitonutrientes necessários para uma pele saudável

  1. Argila verde francesa

É uma substância que é usada para tratamentos cosméticos externos, bem como algumas aplicações internas por profissionais de medicina alternativa.

Esta argila pode ser usada para curar feridas, contusões, problemas de pele, queimaduras de sol, feridas, queimaduras e infecções bacterianas.

  1. Argila de terra

Essa argila de cor cinza possui uma alta porcentagem de magnésia, água, sílica, óxidos, alumina e ferro. A argila de terra remove impurezas e partículas que obstruem os poros, oferecendo um efeito de limpeza profundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *