Não é nenhuma novidade que as argilas ajudam a pele e, por isso, são da rotina de skincare.
Também não é novidade que elas podem, sim, tratar determinados problemas e aliviar dores.
Mas será que as argilas funcionam quando o assunto é dermatite tópica e dermatite seborreica?
Essa é uma pergunta frequente e, sabendo disso, procuraremos responder tal questionamento.
Quer saber a resposta para a pergunta e ficar ainda mais por dentro desse tema? Acompanha a leitura deste artigo!
Toda palavra que tem sufixo ite significa, de forma resumida, uma inflamação e/ou uma doença. No caso da dermatite, isso não é diferente visto que é um processo inflamatório crônico.
Essa inflamação, até então, não tem causas definidas cientificamente. Sabemos que, apesar disso, é uma doença não contagiosa e, diante disso, não se transmite pelo ar ou por toques.
A dermatite é, por si só, uma doença. No entanto, essa enfermidade pode ser dividida, de forma principal, em dois grupos: a dermatite atópica e a dermatite seborreica. Conheça os tipos abaixo.
A dermatite atópica caracteriza-se pelo aparecimento de lesões vermelhas na pele. Estas lesões também pode atingir cor acinzentada e, por ficarem evidência, tais sintomas chamam atenção.
Além desses sinais físicos, a dermatite atópica também caracteriza-se pela coceira e inchaço na pele bem como pela descamação dela. Isso, claro, devido ao ressecamento do maior órgão.
O aparecimento destes sintomas acontece, principalmente nas mãos, pescoço, tornozelo, cotovelos e parte de trás do joelho. Repare que essas regiões do corpo são articulares.
As lesões da dermatite atópica deixam o corpo suscetível ao desenvolvimento de infecções, seja de bactérias, fungos ou de vírus. Assim, é preciso ter cuidado e tratar de maneira correta.
Esse tipo de dermatite não tem cura e, por isso, o tratamento acontece para proporcionar melhor qualidade de vida. Dessa maneira, existem períodos de crise da doença e de remissão.
A dermatite seborreica é diferente da atópica, para muito além do nome. Isso porque a seborreica atinge, de forma principal, o couro cabeludo e as regiões mais oleosas da pele.
O aparecimento de manchas, da vermelhidão e da descamação acontecem nestas áreas corporais porque são mais oleosas e mais sebosas. No entanto, ainda não sabe-se a causa dela.
O que dizem alguns estudiosos é que a dermatite seborreica está relacionada ao fungo Malassezia. Este, por sua vez, é possível estar presente na secreção oleosa da pele.
Tanto a dermatite atópica quanto a dermatite seborreica, embora sejam diferentes, não são curáveis. A alternativa é buscar tratamentos a fim de ampliar e melhorar a qualidade de vida.
Nesse caso, então, o profissional de saúde, o médico, primeiramente, precisará te diagnosticar. Tendo esse diagnóstico, ele indicará o uso de cremes, hidratantes e pomadas com corticoides.
O uso desses produtos é para reduzir os sintomas da dermatite atópica. Para a dermatite seborreica, por sua vez, o ideal é a aplicação de cremes, pomadas com corticoides e shampoos.
Os dois tipos da doença também podem necessitar do uso de medicamentos administrados em via oral. Nessa situação, o médico será o responsável por prescrever o remédio adequado.
As argilas são minerais provenientes de rochas sedimentares. Com isso, elas costumam ser ricamente predominantes elementos, tais quais: cálcio, cobre, ferro, alumínio e outros.
A presença desses minerais faz com que as argilas tenham, de forma geral, muitas propriedades, como anti-inflamatória, antioxidante, rejuvenescedora. Assim, ajudam na saúde e na estética.
Como citamos anteriormente, a argila conta com muitas propriedades a ações farmacológicas interessantes. Nesse caso, então, podemos dizer que a argila para dermatite funciona sim.
O uso da argila, dependendo da cor dela, é uma alternativa para tratar a dermatite por conta dos benefícios que ela pode trazer. Mas não é um substituto do tratamento clínico do médico.
O que você pode fazer é adicionar a argila em rotinas de cuidado para prevenir e reduzir os sintomas. Sendo assim, então, confira as melhores argilas para cada tipo de dermatite.
A dermatite seborreica aparece comumente no couro cabeludo e na face. Nesse caso, a dermatite seborreica no rosto pode ser tratada com a argila branca que é suave e hidrata a pele.
Além da branca, a argila verde também é bem-vinda para prevenir a dermatite seborreica, pois ela controla a oleosidade. Assim, a face, principalmente a zona T, não fica suscetível aos sinais.
O aparecimento dos sintomas no couro cabeludo, por sua vez, demanda outra propriedade. Assim, a argila para dermatite seborreica mais indicada é a verde, pois ajuda a tratar os sintomas.
A melhor argila para dermatite atópica é a de cor branca. Esta, por sua vez, conta com o caulim na composição e, por isso, tem um pH próximo ao da pele. Assim, todo mundo pode usá-la.
Mais que essa versatilidade, a argila branca também é antisséptica, anti-inflamatória, hidratante e cicatrizante. Tais propriedades podem ajudar na redução e desaparecimento dos sintomas.
E aí, gostou do nosso artigo?
Você sofre com dermatite?
Se sim, usa alguma argila para tratar?
Qual é a sua favorita e o que ela propõe?