Nos últimos anos, o assunto “autocuidado” se tornou um dos mais falados, principalmente nas redes sociais.
Com muita influência das blogueiras e influenciadoras digitais, o mundo dos cosméticos foi um dos segmentos que mais cresceu e foi um dos pilares para esse cuidado consigo mesmo.
Isso ficou ainda mais perceptivo durante o período pandêmico.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria e da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de janeiro a maio de 2020, o volume de vendas de máscaras faciais aumentou mais de 92% se comparado com o mesmo período de 2019.
No entanto, apesar da grande variedade de cosméticos disponíveis no mercado, há também quem prefira a utilização de opções mais baratas e naturais.
Nesse sentido, uma das queridinhas são as argilas.
Com tantas propriedades, não é nenhuma novidade que elas são responsáveis por melhorar o aspecto da pele, diminuir a quantidade de espinhas e cravos e controlar à oleosidade.
Porém, para além disso, as argilas também são utilizadas como forma de tratamento em muitos casos.
Sabendo disso, hoje, nós vamos abordar a questão da argila para furúnculo, qual delas deve ser escolhida para tirar manchas e como clarear mancha de furúnculo.
Quer saber mais? Vem com a gente!
Embora seja muito confundido com espinha e pelo encravado, o furúnculo consiste em uma infecção de pele.
Normalmente, ele é causado pela presença da bactéria Staphylococcys aureus que acomete o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido ao redor.
Conhecido pela formação de um nódulo avermelhado, endurecido, quente e com pus na região central, este sendo indicativo por uma região amarela, o furúnculo é um abscesso e essa é sua principal característica.
Apesar de poder aparecer em qualquer parte do corpo, geralmente, tal abcesso é mais suscetível ao aparecer em regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito.
Dessa maneira, o furúnculo na virilha, o furúnculo nas nádegas e o furúnculo na axila não são incomuns de aparecerem.
Além disso, embora possam acometer qualquer pessoa, pessoas com sistema imune debilitado, seja por uso de medicamentos ou por doenças, têm o risco ainda maior de contrair essa bactéria e, consequentemente, o desenvolvimento de uma infecção.
Assim, é importante ter cuidado em relação a esse abcesso, pois além do furúnculo ser contagioso, o acúmulo de pus debaixo da pele pode levar à dor intensa ao ser tocada.
Para evitar esse quadro, é fundamental fortalecer o sistema imune bem como a realização de determinadas iniciativas que podem contribuir para a prevenção desse quadro, tais quais:
No mais, em muitos casos, o furúnculo é trata com compressas de água mornam que ajudam na retirada do pus e no desaparecimento espontâneo da infecção.
No entanto, é importante ficar atento à presença de febre bem como na quantidade de dias.
Caso você se sinta febril ou, o abcesso está aumentando ou não melhorou depois de duas semanas, é bom ter acompanhamento médico.
Ao fazer isso, provavelmente ele indicará pomadas ou, em alguns casos, prescrever medicação oral.
Entretanto, nada de automedicação com antibióticos, pois a bactéria pode ficar ainda mais resistente.
Assim como o uso de remédios, em quadros graves, há necessidade do corte e do dreno do furúnculo, porém, este procedimento deve ser feito por um profissional qualificado.
Independentemente da situação, não deve-se nunca espremer o abcesso para não prejudicar ainda mais o caso.
Por fim, para algumas pessoas, o uso de argilas para manchas é uma boa opção para tratar furúnculo.
Como sabe-se, as argilas são materiais extraídos do solo e, por isso, são ricos em determinados minerais.
No entanto, cada tonalidade apresenta maior predominância de elementos como zinco, ferro, cobre, magnésio e entre outros.
Por conta disso, cada argila é usada para um objetivo diferente.
Então, sempre surge a dúvida de qual argila tira mancha e qual é utilizada para melhorar o furúnculo.
Por exemplo, a argila verde tem propriedade antisséptica. Sendo assim, ela é ótima para casos de infecção.
Como o furúnculo é uma infecção, a argila verde pode ser usada para tratar o abcesso. Isso porque ela é responsável pela secura e desaparecimento do furúnculo.
Ademais, assim que a infecção vai embora, normalmente, fica uma mancha na região acometida.
Sendo assim, a argila branca pode ser utilizada, pois ela é uma ótima argila para tirar manchas.
Justamente pelo valor do pH da argila branca ser o mais próximo do da pele, esse tipo de argila é conhecido por ser o mais suave de todos. Aliás, ela é bem utilizada para reduzir e clarear manchas na derme. Por isso, ela também pode ser usada para tirar manchas de furúnculo.
Para isso, você vai precisar de:
Siga o passo a passo:
E aí, gostou do nosso artigo?
Já usou argila para tirar manchas? Funcionou?
O que achou dessa experiência?