Embora muitas pessoas não saibam qual o seu, o tipo de pele é predeterminado pela genética. Dessa maneira, ela pode ser: mista, normal, seca ou oleosa.
No caso da pele oleosa, geralmente, esse tipo de pele tem um aspecto mais grosso e poros mais dilatados.
Além disso, há uma alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas e, consequentemente, há maior facilidade de ter cravos e espinhas.
Sendo assim, normalmente, o que mais incomoda uma pessoa com pele oleosa é o aparecimento de acnes, especialmente, com grande frequência e próximo de ocasiões especiais.
Para escondê-las, muitas pessoas, principalmente mulheres, utilizam maquiagem. No entanto, para tratar as espinhas, é preciso ir ao dermatologista.
As vezes por falta de dinheiro e tempo, muita gente não consegue fazer o tratamento ideal para diminuir as acnes e cravos.
Dessa maneira, essas pessoas recorrem a alternativas mais baratas que podem ser ótimas soluções. Para isso, é preciso saber qual a melhor argila para pele oleosa.
Diante disso, hoje, iremos abordas as cinco melhores argilas para esse tipo de pele e os benefícios que elas podem proporcionar.
Quer saber mais? Acompanha a leitura!
Utilizada há milênios, as argilas são extraídas de rochas sedimentares.
Sendo assim, elas são de origem natural e, por isso, são ricas em minerais, como cobre, ferro, magnésio e outros.
Dessa maneira, esse material promove benefícios importantes tanto para a saúde em geral do organismo quanto para o cabelo e a pele.
Entretanto, provavelmente você já reparou, que existe uma grande variedade de tons de argila. Isso não acontece por motivo estético.
Apesar de serem cores vibrantes e bonitas, cada argila tem uma cor diferenciada, pois há predominância de minerais.
Assim sendo, os efeitos de cada um correspondem à cor e à predominância de elementos.
No geral, as argilas apresentam propriedades bem importantes sendo que as principais são:
Sendo assim, a argila no rosto pode ser ótima para:
Para aproveitar os benefícios e obter resultados satisfatórios, é importante escolher a argila certa.
No caso da pele oleosa, nem todas as argilas poderão ser utilizadas.
Como há muita dúvida sobre quais deverão ser usadas, separamos as cinco principais que podem – e devem! – ser utilizadas por pessoas com pele oleosa.
A argila verde é uma das argilas mais famosas. Sendo muito associada à pele oleosa, ela é uma argila para espinha e para cravo e, por isso, é muito utilizada nas rotinas de skin care. Isso porque a argila verde é ideal para proporcionar os seguintes benefícios:
Tais vantagens podem ser aproveitadas justamente porque a argila verde apresenta efeitos bem importantes. As principais propriedades desse material correspondem as ações:
Conhecida por ser a mais suave das argilas, a argila branca é composta por silicato de alumínio hidratado, sílicio e caulinita. Sendo assim, ela apresenta o pH parecido com o da pele.
Por conta dessas características, a argila branca pode ser recomendada para todos os tipos de pele, inclusive para as oleosas.
Dessa maneira, ela é uma argila para espinha, principalmente, porque proporciona benefícios fundamentais para acalmar a pele e reduzir inflamações, como as acnes. Além dessas vantagens, a argila branca também:
Isso porque a argila branca tem propriedades que a fazem agir como anti-inflamatória, antisséptica, adstringente, cicatrizante e remineralizante.
Quando o assunto é ser conhecida, a argila preta vai de encontro a esse fato, principalmente se comparada com as argilas citadas anteriormente. No entanto, assim como a argila verde a branca, a argila preta é composta por minerais que podem proporcionar vantagens à pele.
No caso dela, os elementos que a compõem são: o alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água. Estes fazem com que a argila preta atue para:
Além disso, a argila preta também age contra – e tenta combater – a oleosidade da pele. Por conta disso, essa é uma argila para pele oleosa.
Rica em titânio, silício e alumínio, a argila cinza contém, além desses elementos, ferro, potássio, cálcio, enxofre e boro. Por conta disso, esse tipo de argila tem propriedade antioxidante e promove benefícios fundamentais para a saúde da pele. Alguns deles são:
Para além disso, a argila cinza também pode ser utilizada para diminuir a oleosidade da pele e, consequentemente, reduzir a quantidade de cravos e espinhas. Dessa maneira, é uma argila para o rosco bem oleoso.
Assim como as duas últimas indicações, a argila marrom também não é tão conhecida, principalmente, por ser mais difícil de ser encontrada. Esse tipo de argila é composto por vários minerais tais quais: cálcio, enxofre, titânio, sódio, ferro, alumínio e outros.
Por conta deles, pode-se destacar que a argila marrom pode proporcionar muitos benefícios à nossa pele. Os principais são:
Ademais, a argila marrom também combate e controla a oleosidade da pele e é uma ótima indicação para o tratamento de cravos e espinhas.
E aí, gosto do nosso artigo?
Você já usou alguma dessas argilas?