Argila tem prazo de validade?
04/05/2021
É possível clarear a virilha com argila branca?
15/06/2021

Conheça os benefícios da Terra de Fuller!

As argilas estão em alta e você certamente já ouviu falar em todos os benefícios que os diferentes tipos de argila podem te oferecer.

Há verde, branca, amarela, cinza, preta, rosa, vermelha e até dourada.

Agora, será que você já ouviu falar na terra de Fuller?

Essa substância de nome diferente é uma argila do tipo montmorilonítica, composta principalmente por silicato de alumínio e magnésio.

Esse nome tem como origem seu uso para remover a sujeira e o óleo da lã. “Fuller” é o nome em inglês que as pessoas usam para se referir aos trabalhadores que refinam esse tipo de matéria-prima.

A terra de Fuller é usada de diversas formas. A mais comum delas é na cosmetologista, em produtos de cuidados com a pele.

Todas as argilas são usadas para esse fim, não é mesmo? E essa não ia ficar de fora.

Mas seus benefícios não param por aí.

A terra de Fuller também é utilizada na descontaminação de roupas e equipamentos usados por militares e profissionais de saúde, como tratamento para envenenamentos por herbicidas e outras toxinas e até como descontaminante para tratar militares em guerras químicas.

Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios que a terra de Fuller pode oferecer a sua saúde e a sua aparência?

Então continua aqui conosco, pois a seguir vamos te contar tudo que você precisa saber sobre essa argila pouquíssimo conhecida aqui no Brasil!

Quais são os benefícios da terra de Fuller para a pele?

A terra de Fuller pode ser encontrada em diversos produtos dedicados aos cuidados com a pele, como máscaras faciais à base de argila usadas para combater rugas e tratar problemas com a acne.

Ela também é usada em cosméticos para fins mais práticos, como fazer uma ligação entre outros ingredientes, evitar a aglutinação de outros pós e fornecer propriedades esfoliantes suaves à pele.

Essa argila é conhecida principalmente por sua capacidade de absorver óleos, bactérias, entre outras impurezas, o que faz da terra de Fuller um purificante muito eficaz para a pele de pessoas que produzem muita oleosidade ou que possuem poros obstruídos.

Além disso, a terra de Fuller pode tonificar a pele e até clarea-la. Não é à toa que esse é um ingrediente comum em cremes redutores de manchas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a terra de Fuller era misturada com água e aplicada nos pés de soldados para reduzir inflamações.

Ou seja, essa argila, assim como a verde e a branca, também é ótima para interromper processos inflamatórios, como acnes e até a psoríase.

Terra de Fuller é “prima” da argila branca

Se você já está familiarizado(a) com a argila branca, certamente já conseguiu identificar muitas similaridades entre ela e a terra de Fuller.

A terra de Fuller e a argila bentonita, mais conhecida como argila branca, são muito semelhantes e contêm muitas substâncias em comum, como vários tipos de silicatos. Além disso, a argila fuller também pode conter bentonita.

Tanto a argila fuller quanto a argila branca são altamente absorventes e oferecem benefícios semelhantes para a pele.

Ambas são encontradas em uma série de produtos para a pele e cuidados pessoais e são usadas para limpar e absorver óleo, sujeira e outras impurezas da pele e dos fios.

Elas também possuem ótimas propriedades anti-inflamatórias. A argila branca já foi inclusive considerada eficaz no tratamento de assaduras.

A terra de Fuller é segura? Quais são os riscos?

Há uma série de solos argilosos diferentes que são considerados terra de Fuller, cada um com sua composição específica.

Todos os 17 ingredientes que compõem essas argilas são considerados seguros para o uso em produtos de higiene pessoal e cosméticos.

Só é necessário tomar alguns cuidados básicos que você deve ter ao utilizar qualquer tipo de produto em pó, como não inalar e não pôr nos olhos.

Também é sempre muito importante se certificar de que você não é alérgico(a) à terra de Fuller.

Para isso, faça sempre um teste antes. Aplique um pouco da argila com água na sua pele para ver se acontece alguma reação negativa num período de horas, como irritações e vermelhidão.

Como usar a argila terra de Fuller?

Assim como outras argilas, há diversas maneiras diferentes de misturar a terra de Fuller e utiliza-la em tratamentos de beleza.

Por exemplo, o pó pode ser combinado apenas com água para criar uma pasta a ser aplicada no rosto e no corpo.

Ou, se você preferir, ela também pode ser combinada com outros ingredientes, como leites vegetais (de amêndoas, aveia, arroz, etc), mel, babosa ou óleo de coco, por exemplo.

Onde comprar terra de Fuller?

Infelizmente, encontrar a argila fuller aqui no Brasil não é fácil. Como já citamos anteriormente, essa não é uma argila muito conhecida em território nacional.

As únicas alternativas são pedir para algum conhecido que mora no exterior comprar para você ou importar de algum site estrangeiro.

É uma pena que essa argila seja tão pouco conhecida aqui no Brasil, pois ela oferece muitos benefícios não só para a aparência, mas também pode ser usada para tratar muitas condições.

E você, já usou a terra de Fuller na sua pele? Gostou dos resultados?

Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *