O surgimento de manchas na pele é um problema que incomoda boa parte das mulheres e homens.
A rotina do dia a dia muitas vezes impede que tenhamos um cuidado mais específico com determinadas áreas, especialmente zonas erógenas ou as que são facilmente afetadas por irritações.
No dia a dia, é comum o uso de giletes na depilação feminina, sobretudo na região da virilha.
Pelo fato de as lâminas cortarem os pelos apenas superficialmente, a pele – por ser extremamente sensível nesta região, costuma ficar irritadiça e com manchas.
Tal situação gera bastante desconforto, não só por coceiras, mas esteticamente.
Porém, com os devidos cuidados, é possível resolver essa situação, justamente graças ao poder de absorção da argila branca.
A argila é um mineral originado de rochas sedimentares.
Por ser um grão muito pequeno, ao ser associado a outros nutrientes, pode sofrer uma mudança na cor e em suas propriedades.
Com isso, existem vários tipos de argila e todas são extremamente benéficas para o corpo humano, sendo elas a amarela, branca, cinza, marrom, preta, rosa, roxa, verde e vermelha.
Cada uma possui funções e formulações específicas para cada tipo de pele ou problema.
Enquanto algumas são mais hidratantes, outras possui uma maior capacidade anti-inflamatória.
Porém, todas possuem a capacidade de absorção, liberação e adsorção. Confira a seguir:
Absorção: A argila e seus minerais são facilmente absorvidos quando em contato com a pele;
Adsorção: As argilas permitem a passagem de moléculas e partículas microscópicas do meio ambiente para o interior da pele, ajudando no processo de eliminação de toxinas;
Liberação: Liberam elementos ativos com maior facilidade.
Imagem: Reprodução/Internet
A argila branca, também conhecida por Kaolin Clay, é um pó bem fino, macio, leve e com propriedades absorventes e é considerada um ótimo adstringente para a pele.
Vendida no formato em pó, é composta por partículas de silicato e possui um pH próximo ao do rosto.
É ideal para peles manchadas e sensíveis, pois limpa e absorve a oleosidade sem provocar o ressecamento, deixando a superfície hidratada.
Além disso, possui outros benefícios como anti-inflamatório, cicatrizante e clareador.
Atua como um esfoliante bem suave, removendo as células mortas e secas da pele, não só deixando com uma aparência brilhante, como também, reduzindo o tamanho dos poros, ajudando a retirar a fuligem, óleo e sujeira.
Isso é um ponto extremamente positivo para quem gosta de maquiagem e gosta de fazer um bom skincare antes de todo o processo.
Imagem: Reprodução/Internet
Por se tratar de uma região um tanto que castigada não só com a depilação, mas pelo uso de roupas escuras, como o jeans, o surgimento de manchas é extremamente comum.
A argila, por ter funções antioxidantes, bactericidas e ser completamente natural e indicada por dermatologistas, é um aliado direto ao combate a esse problema que tanto incomoda não só mulheres, como homens também.
Sendo assim, a máscara, na cor branca, ajuda progressivamente nesse tratamento.
Não. Por se tratar de um produto natural, o uso é liberado, mas deve-se haver todo o cuidado, por se tratar de uma região extremamente sensível.
Caso haja algum tipo de reação alérgica, busque ajuda com um dermatologista de sua confiança.
O ideal é utilizá-la uma vez por semana, tendo resultados entre a sexta e décima aplicação.
Este procedimento deve ser feito somente entre três e sete dias após a depilação, evitando assim, irritações e alergias.
Uma dica interessante é fazer uma espécie de diário, com fotos da evolução na melhoria das manchas.
Os resultados são completamente satisfatórios¡
As versões em pó podem ser compradas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou sites no mesmo segmento.
Porém, é possível encontrar opções já prontas em algumas lojas de cosméticos, como a Korres, Natura e Sephora.
1- Em um recipiente, despeje duas colheres de argila branca, duas de água e três gotas de um óleo essencial de sua preferência (capim-limão, lavanda, girassol e palmarosa são os mais indicados) e misture até ter uma consistência homogênea.
2- Com o auxílio de uma espátula, passe a mistura na região desejada, tomando cuidado com a região genital, por ser extremamente sensível e com facilidade para possíveis irritações e alergias.
3- Espere secar e enxágue, em seguida, com água morna, retirando o produto com as mãos e com cuidado.
4- Para finalizar, aplique um hidratante de sua preferência, em pequena quantidade. Exageros nunca são bem-vindos!
E aí, o que achou dessa dica?
Você já conhecia as propriedades da argila e os benefícios que a de coloração branca proporciona às pessoas que possuem problemas com manchas?!
Não deixe de compartilhar nas redes sociais e com seus amigos(as)!