5 Receitas com argila para tirar mancha
31/07/2019
Aprenda a fazer seu próprio sabonete de argila
15/11/2019

Posso misturar argila? Como fazer?

Misturar aa argila é a dúvida de muita gente. Imagina combinar vários benefícios de cada argila de uma só vez? Mas será que pode fazer isso? Não faz mal? Posso misturar com outros ingredientes? Quais?

Combinar uma argila com a outra não é algo novo. Essa técnica é chamada de multimasking, ou multimáscaras. Quando queremos usufruir do benefício de uma ou mais argilas, essa é uma boa prática. Claro, se fizer corretamente.

Posso usar dois tipos de argila no mesmo dia?

Sim, mas não no mesmo local. Veja a melhora maneira de misturar com alguns bons exemplos.

Uma pessoa com a pele oleosa e com rugas. Ela pode usar uma argila verde na parte oleosa, como nariz, e marrom nas áreas com rugas, como bigode chinês e testa (marcas de expressão).

Você tem pele seca e irritada no rosto, mas na região do pescoço e busto é flácida e envelhecida. Pode usar a argila amarela nessa região e no rosto argila rosa.

Você também pode misturar algumas argilas. Inclusive a argila rosa é uma mistura da argila branca com vermelha. A argila roxa é a mistura da marrom com a rosa.

Como misturar argila com a outra?

Como podem ver, pelo menos dois tipos de argilas são resultados de uma mistura de cores. Isso não significa que pode misturar qualquer argila com a outra. Por exemplo, você não pode misturar argila destinada para fins diferentes. Como assim? Uma argila para pele oleosa com outra para pele seca ou sensível. Misturar uma argila verde com a rosa. Amarela com a marrom.

Antes de misturar duas argilas, recomendo entender para que serve cada tipo de argila aqui.

Além dessas maneiras, você pode misturar argila como os fabricantes já fazem. Como falei anteriormente, a roxa é mistura da marrom com rosa, a rosa é mistura da branca com a vermelha.

Eu gosto de misturar a branca com a verde, porque acho a argila verde muito “forte”. A branca dá uma amenizada e a pele não fica tão seca depois. Vejam algumas ideias de mistura.

Argila preta + argila branca: A argila branca pode ser misturada com muitas argilas. Ela seria uma 1001 utilidades, porque pode ser usada em pele oleosa ou seca. Então dá para misturar com várias outras.

Argila preta + argila verde: A argila preta age como detox na pele, mas sem ressecar. Restaurando o brilho e maciez da pele. A verde é mais forte, ideal para pele oleosas e com acne. Isso dá a harmonia perfeita.

Argila verde + argila vermelha: A vermelha é parecida com a verde, mas ela tem o poder de acalmar a pele, reduzir a vermelhidão e irritação.

Com que posso misturar a argila?

Embora muita gente faça misturas malucas por aí, como usar cola branca e tudo mais. Outros usam água floral, como Água de rosas, Leite de Rosas ou Leite de Colônia. Eu não indico, porque elas costumam conter álcool. Irritando mais a pele. Você pode usar os seguintes ingredientes para misturar:

  • Soro fisiológico
  • Água termal
  • Água mineral
  • Água de coco
  • Chá de camomila fria

Essas são as melhores opções para preparar sua argila. No corpo eu gosto de misturar alguns óleos essenciais, como a rosa mosqueta e outros. A rosa mosqueta é ideal para pele com ruga, cicatriz e estrias.

Óleos essenciais tem muitos benefícios, então combinar com a argila potencializa o efeito de ambos. Vale a pena pesquisar alguns óleos, como de coco, abacate, uva e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *