O cuidado com a pele tornou-se um assunto muito necessário e mais popular nos últimos anos.
Não é à toa que, durante a pandemia de coronavírus, mais pessoas passaram a ter esse cuidado.
Sabemos, no entanto, que tal cuidado pode ser caro financeiramente por conta dos produtos.
Nesse caso, algumas pessoas recorrem a itens mais naturais que são eficientes e mais em conta.
Um desses itens são as argilas que, além de tantos benefícios, é prática de usar na pele.
Mas você já ouviu falar, alguma vez, que é preciso solarizar argila? Não? O que isso significa?
Essa é uma pergunta que nós, do Argila.Net, responderemos por meio do seguinte artigo.
Por isso, então, nos acompanhe até o fim e fique por dentro desse assunto.
A argila é um material mineral impressionante já que é proveniente de rochas sedimentares. Assim, ela é predominantemente rica em nutrientes e, com isso, costuma ter uma cor diferente.
Não é à toa que, atualmente, existem diversos tipos de argila. Independentemente da variedade, esse material apresenta propriedades farmacológicas que beneficiam a nossa saúde.
Os principais efeitos que as argilas podem nos proporcionar são serem cicatrizantes, antissépticas, anti-inflamatórias e hidratantes. Além disso, são esfoliantes e ajudam na limpeza.
Tanto é que as argilas são, de forma principal, materiais auxiliadores no tratamento de diversos problemas. Tais problemas podem ser de pele, nos fios de cabelo ou de saúde, de forma geral.
A fim de sentir os melhores benefícios e se livrar de problemas na saúde, você – ou qualquer outra pessoa – precisa saber a melhor argila para cada situação. Conheça, abaixo, as principais.
Existem diversos tipos de argila e cada um deles conta com a presença de sais minerais bem diferentes. As cores são as principais indicativas de quais elementos compõem cada argila.
Se os minerais e os elementos são diferentes, então, as propriedades e os benefícios de cada uma também são distintos. Sabendo disso, explicaremos mais sobre os principais tipos de argila.
A argila branca é um dos principais tipos de argila e conta, de forma predominante, com alumínio, sílica e outros elementos. Ela se destaca por contar com a caulinita e, por isso, é chamada de caulim.
A presença desses minerais faz com que a argila branca tenha o pH próximo ao da pele. Isso faz com que ela seja a mais suave entre todas e ideal para qualquer tipo de cútis: mista, seca ou oleosa.
Mas, para além dessa versatilidade de atender diferentes peles, a argila branca pode nos oferecer muitos outros benefícios. Isso porque ela é hidratante, antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante.
A argila verde é diferente da branca, mas, em relação a popularidade, são parecidas. Isso porque a argila verde é uma das mais conhecidas e amadas pelas adeptas do cuidado diário com a pele.
Ela é bem requisitada porque conta com cálcio, manganês, alumínio, cobre e muitos outros elementos. Assim, estimula, tonifica, trata a acne bem como controla a oleosidade excessiva.
A argila verde é, então, a argila de rosto ideal para quem sofre com a oleosidade. Além disso, ela também pode ser utilizada no cabelo e trata quadros como dermatite seborreica.
O uso da argila é prático e fácil já que costuma ser combinado com água ou com soro fisiológico. Fazendo tal mistura caseira, a pessoa já pode aplicar a argila no rosto ou no couro cabeludo.
Você sabia, no entanto, que, antes da aplicação, você pode – e deve! – solarizar a argila? Esse é um método que qualquer pessoa pode fazer com o objetivo de ativar as propriedades da argila.
É como se o processo de ativação da argila fosse garantir mais energia à ela. Assim, os benefícios que cada tipo de argila pode nos proporcionar se potencializa ainda mais com a presença do sol.
Em nossa pesquisa, encontramos a informação de que o processo de como solarizar argila pode ter divergências em relação ao tempo. Isso porque, infelizmente, ainda faltam estudos para tal.
Levando isso em consideração, indicamos que você deve contar com a sua intuição. Deixe a argila no sol por, no mínimo, duas horas durante a semana. No entanto, nada de excesso, hein?
Deixar a argila no sol por muito tempo também pode prejudica-la. Por isso, tire um dia da semana para fazer esse processo. Nesse caso, busque os horários de maior incidência solar.
O processo de como ativar argila é tão fácil quanto o uso comum dela. Isso porque, ao comprar o material, coloque em um pote de vidro. Durante a semana, escolha um dia e retire a tampa.
Algumas pessoas preferem fazer a solarização da tampa em um dia que não vão utilizar a argila. No entanto, outras também já solarizaram no mesmo dia, apenas minutos antes, de utilizar.
Ao pegar sol pelo tempo que quiser, tampe novamente o pote de vidro. Como não temos tanta certeza da frequência, cremos que solarizar a argila apenas uma vez por semana é suficiente.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já conhecia a técnica de solarização da argila?
Se sim, já faz? Se não, pretende fazer?