Nos últimos anos, as argilas ficaram muito populares por causa do uso na estética. As máscaras se tornaram parte importante da rotina de skincare de muitas pessoas.
As inúmeras propriedades das argilas são inquestionáveis. Existe uma grande variedade, feitas com materiais e concentrações diferentes.
Esses produtos naturais são muito versáteis e também tem uso medicinal! Algumas pessoas ainda não sabem como e por quais motivos usar.
Pensando nisso, escrevemos tudo o que você precisa saber sobre para que serve argila medicinal! Leia até o final para descobrir qual argila para dores e inflamações.
Argila medicinal é um material orgânico, mineral e rico em silício, alumínio, ferro, zinco e outros elementos.
Ela é muito útil para tratar a pele em diversas necessidades, além de servir para o organismo. A argila medicinal possui propriedades que atraem milhares de usuários.
Existem muitos tipos de argila medicinal, com características e finalidades únicas. Além disso, o material possui outras formas de uso interessantes.
Temos um artigo ensinando como usar argila roxa no cabelo e quais são os benefícios! Clique aqui se quiser conhecer mais dessa técnica de beleza!
Quando usada para fins medicinais, encontramos argila para dores, inflamações e para outros tratamentos.
A argila medicinal tem diversos usos, e a escolha do tipo depende da finalidade. Abordamos esse tema com certa frequência aqui no site.
Veja alguns benefícios do uso da argila medicinal de forma geral:
Elas são normalmente usadas para tratar:
Como já falamos, existem diversos tipos de argila medicinal. Elas são encontradas em diversas cores e possuem algumas propriedades diferenciadas, embora o mesmo uso.
A composição da argila medicinal depende de onde ela é encontrada.
Separamos as principais para te apresentar nessa postagem:
A argila verde é a mais comum. Quando falamos em usar argila, provavelmente é a primeira que surge em sua mente.
Essa argila medicinal possui ação secante, cicatrizante, antisséptica, analgésica e bactericida. Ela é a mais indicada no tratamento de peles oleosas.
A argila medicinal verde é rica em:
Além disso, essa argila medicinal possui pH neutro.
A argila amarela é um catalisador para a formação de colágeno. Ela é indicada para o rejuvenescimento da pele, por isso é a mais usada para fins cosméticos.
Essa argila medicinal é rica em:
A argila branca clareia, absorve a oleosidade e catalisa reações metabólicas do organismo. Além disso, suaviza e cicatriza, sendo a mais indicada para peles sensíveis.
Essa argila medicinal é composta, basicamente, de silicato de alumínio hidratado.
Considerada como secativa e absorvente, a argila medicinal cinza é a mais procurada para tratar inchaços e edemas.
Essa argila medicinal é aproximadamente 60% composta por sílica.
A argila medicinal vermelha é conhecida pela hidratação e por prevenir o envelhecimento da pele. Ela também ajuda a reduzir peso e medidas.
A argila vermelha é rica em:
Ela é porosa e pouco densa.
Essa argila medicinal é a mistura entre a branca e a vermelha. Considerada como a mais suave de todas, é indicada para as peles mais sensíveis.
A argila rosa é rica em:
A argila medicinal rosa tem ação cicatrizante e suavizante.
Agora que já apresentamos os variados tipos de argila medicinal, é hora de conhecer qual tipo serve para dores.
A argila medicinal mais adequada para o tratamento de dores musculares é a argila verde. Além de ser encontrada mais facilmente, ela também tem ação anti-inflamatória que age sobre a dor.
Ainda assim, vale lembrar que todas podem ajudar no alívio e que essa é apenas a nossa indicação!
Uma vez escolhida a argila medicinal para dor, é hora de preparar e aplicar! Separamos alguns passos para te ajudar, caso nunca tenha lidado com o produto antes:
Na hora de remover, use água morna para amolecer a argila medicinal seca. Use luvas nessa etapa, para garantir que não vai absorver as toxinas.
Vale lembrar que não deve-se utilizar novamente a argila! Uma vez que o processo tenha sido feito, ela vai estar cheia de toxinas!
A argila medicinal é muito benéfica, mas também tem contraindicações que devem ser levadas em consideração!
O tratamento com argila para dores deve ser evitado por:
A aplicação fria no tórax e região lombar também não é recomendada durante o inverno!
Gostou de aprender qual argila para dores e inflamações? Temos muitos outros artigos ensinando mais sobre o produto aqui no site!
Você já usou alguma argila para dores e inflamações? Teve bons resultados? Compartilhe sua experiência com outros leitores aqui nos comentários!