Acabe com as cicatrizes de acne com argila branca e a pedra vulcânica Opala
22/10/2020
O guia de cada tipo de argila para o skincare
07/12/2020

Argila e Carvão ativado uma poderosa e eficaz combinação no combate a doenças

O carvão ativado é diferente do carvão comum. Ambos são vegetais, mas produzidos de maneiras diferentes. O carvão ativado é poroso, o que lhe confere uma ação de absorção muito potente.

O carvão ativado é muito utilizado no tratamento de intoxicações exógenas, ou seja, que ocorrem pelo contato ou ingestão de substâncias externas. Quando combinado com a argila, o carvão ativado potencializa seu efeito.

Ao entrar em contato com a pele a argila faz a transferência de sais minerais essenciais para o funcionamento do organismo e absorve toxinas. É muito utilizada no tratamento de artrites e torções.

A argila deve ser usada fria em inflamações e inchaços, que deixam a pele irritada e mais quente que o normal. No caso de dores crônicas, como a artrite e a artrose, o ideal é que a argila esteja morna, pois isso melhora a circulação sanguínea daquela área, assim aliviando as dores.

Mas você já deve saber que o mercado está repleto de diferentes argilas e agora está se perguntando qual deve comprar, certo?

Pode ficar tranquilo pois nós vamos te explicar tudo direitinho!

Qual argila devo escolher?

A escolha da argila perfeita varia de acordo com os objetivos a serem alcançados. Existem diversas opções, todas com propriedades maravilhosas tanto para sua saúde quanto para sua aparência.

O importante é ter em mente o que você precisa, por isso nós separamos algumas recomendações de argilas para você misturar com carvão ativado e usufruir dos benefícios dessa combinação maravilhosa!

Tratamentos estéticos

Como já comentamos anteriormente, existem diversas opções de argila. Todas possuem propriedades que proporcionam uma pele mais saudável e livre de impurezas. Mas sem dúvidas a combinação do carvão ativado com a argila preta é o ideal se seu objetivo é um tratamento estético.

O carvão ativado está na composição da maioria dos produtos de argila preta do mercado não é à toa! Isso acontece porque ambas as substâncias são conhecidas por suas propriedades antioxidantes e função clareadora.

Essa é a argila mais nobre de todas no mundo da cosmetologia. Possui ação anti-inflamatória, antiartrítica, absorvente e antiestresse. É um excelente agente rejuvenescedor.

Nosso rosto acumula muitas impurezas provenientes da poluição e produtos utilizados no dia a dia, e essa combinação é muito usada no preparo de máscaras e esfoliantes que purificam tanto o rosto quanto o corpo.

Tratamento de dores e inchaços

É importante frisar que tratamentos complementares não substituem a avaliação médica. Converse sempre com seu profissional antes de iniciar uma terapia alternativa.

O cataplasma de argila é uma técnica muito utilizada no tratamento de dores e inchaços. Consiste na mistura de argila com água (que também pode ter outros elementos, como o carvão ativado) até criar uma consistência pastosa.

O carvão ativado possui uma ação antioxidante e potencializa as propriedades da argila, o que livra a região tratada de toxinas, estimula a circulação sanguínea e alivia as dores.

Essa pasta é utilizada para envolver o membro do corpo com dor para que a argila possa agir na inflamação. Assim como em outros casos, as opções de argila são diversas e variam de acordo com as suas necessidades.

As argilas verde e branca costumam ser as mais utilizadas nesse tipo de tratamento pois são as mais acessíveis, mas de uma forma geral todas as argilas possuem propriedades que aliviam dores e inchaços.

A argila branca é a mais leve de todas a argilas, rica em sais minerais e possui diversos oligoelementos. Possui ação descongestionante, suavizante, cicatrizante, estimulante do metabolismo, anti-inflamatória, purificante, adstringente, antisséptica e revitalizadora. É ideal para peles sensíveis pois resseca menos que as outras argilas.

Já a argila verde é rica em diversos sais minerais e tem efeitos absorvente, secativo, emoliente, antisséptico, bactericida, analgésico, cicatrizante, contra infiltração na pele, desintoxicante, regulador de sebo da pele e eliminador de toxinas. Essa é própria para peles oleosas e não é recomendada para peles sensíveis, diferentemente da argila branca.

Posso consumir argila com carvão ativado via oral?

Muito se fala nos benefícios, mas a argila é para comer ou aplicar no corpo? Os dois! Quando se trata da ingestão de argila, o ideal é que seja o tipo vulcânica, que é rica em bentonite de cálcio.

O consumo de argila com carvão ativado via oral estimula os processos de detoxificação do organismo e é tão benéfico para o tratamento de doenças quanto seu uso em contato direto com a pele. Já quando o assunto são fins estéticos, deve-se fazer o uso tópico (na pele).

Lembre-se de só ingerir argilas próprias para o consumo via oral.

Benefícios da Argila com Carvão Ativado

Agora que você já sabe que pode ingeri-la e qual argila deve escolher, vamos conhecer 6 benefícios que sua mistura com o carvão ativado pode trazer!

Desintoxicação e limpeza

Tanto a argila (independente da cor) quanto o carvão ativado possuem propriedades purificantes e absorventes, o que resulta numa desintoxicação do organismo e da pele.

Seja pela poluição presente no ar ou pelo resquício de produtos que usamos diariamente, como maquiagem e protetor solar, fato é que ao fim do dia nossa pele se encontra repleta de impurezas.

Uma esfoliação ou uso de máscara com argila preta e carvão ativado 3 vezes na semana irá garantir uma pele limpinha e mais saudável.

Quando o assunto é medicina alternativa, além de aliviar dores e inchaços, as propriedades purificantes também podem fazer milagres quando se trata das doenças hepáticas.

Você pode tanto aplicar cataplasmas de argila com carvão ativado na área dos rins quanto ingerir a combinação das duas substâncias (lembrando sempre de ingerir apenas argilas próprias para o consumo oral).

Alívio de cólicas menstruais e enjoos matinais

As cólicas menstruais podem ser tratadas interna e externamente com argila verde e carvão ativado. Durante a menstruação o ideal é que a argila seja aplicada quente no abdome inferior. Já no resto do ciclo, o recomendado é que seja feita a ingestão de argila diluída em água.

O carvão ativado absorve os gases intestinais, o que reduz os inchaços e dores características da TPM e menstruação. A combinação de argila e carvão ativado pode aliviar bastante as dores nesse período.

A argila verde também é muito usada para o tratamento de náuseas, pois comprovadamente limpa o trato digestivo e melhora os incômodos provenientes de distúrbios gástricos.

Reposição de minerais vitais

O conteúdo mineral da argila verde inclui, entre outros, magnésio, cálcio, potássio, zinco, silício, selênio, ferro, cobre e cobalto. A ingestão de argila diluída em água fornece esses nutrientes minerais essenciais ao corpo, enquanto remove toxinas perigosas, como o alumínio, e poluentes ambientais.

O carvão ativado age como um potencializador das propriedades da argila e faz com que nosso organismo seja capaz de absorver ainda mais sais minerais presentes na argila.

Profissionais da área da medicina alternativa afirmam que os minerais da argila verde possuem ação curativa. O cobre combate infecções, o selênio aumenta a função hepática, o cobalto trata a anemia e todos os minerais juntos agem para retardar o processo de envelhecimento das células do corpo.

Redução de oleosidade

As partículas porosas do carvão ativado funcionam como uma esponja absorvendo impurezas, incluindo a oleosidade. O carvão ativado juntamente com a argila pode ser usado tanto em máscaras faciais como também em máscaras capilares, caso seu cabelo esteja precisando de um tratamento antioleosidade.

Redução dos riscos de câncer de útero

Como já comentamos anteriormente, a argila verde e o carvão ativado absorventes as impurezas e toxinas do nosso corpo. Por isso, muitas mulheres fazem uso de cataplasmas de argila verde com carvão ativado para eliminar as toxinas da região do útero, assim evitando o câncer de colo de útero, que é quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres

Como fazer Argila com Carvão Ativado?

Separamos duas receitas bem simples e poderosas para você cuidar tanto da sua aparência quanto da sua saúde e bem-estar!

Caso seu objetivo seja melhorar o aspecto da sua pele e livrar seu rosto de impurezas, temos aqui uma receita de máscara facial para você!

Máscara de Argila Preta com Carvão Ativado

A receita é bastante simples e os produtos muito acessíveis. Podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.

  • 1 colher de sopa de argila preta
  • 1 colher de chá de carvão ativado em pó
  • Água mineral

Antes de realizar qualquer processo, tenha certeza de que sua pele está bem limpinha. Você pode usar água micelar, um sabonete facial ou até os dois caso esteja com muita maquiagem.

Misture a argila com o carvão ativado e vá colocando água aos poucos, para que atinja o aspecto de pasta. Aplique a pasta formando uma camada mais grossa de forma uniforme sobre o rosto seco.

A máscara deve secar por aproximadamente 10 a 15 minutos. Quando as beiradas estiverem sequinhas e o centro do rosto levemente úmido, enxague bem o rosto com água morna ou fria e seque.

Cataplasma de Argila Branca ou Verde com Carvão Ativado

Agora, se seu objetivo é aliviar aquela dor localizada indesejada, separamos uma receita de cataplasma com carvão ativado para você!

Essa é uma receita que pode ser aplicada em qualquer região do corpo. Caso seja necessário você pode aumentar a quantidade, mas sempre seguindo as proporções da receita.

  • 1/3 de carvão ativado
  • 2/3 de argila verde ou branca
  • 3/3 de água mineral
  • Plástico filme
  • Papel toalha

Coloque a água num recipiente grande o suficiente para comportar todos os ingredientes. Depois, adicione a argila e por último o carvão ativado tomando cuidado pois este último espalha muito facilmente.

Não misture ainda. Deixe os ingredientes descansando por 15 minutos antes de misturar tudo com uma espátula ou instrumento similar. Dessa forma, quando você for misturar, o carvão ativado não irá espalhar e a consistência ficará ideal.

Limpe muito bem a área antes de realizar a aplicação. Caso opte pela argila morna, aqueça a mistura em banho maria.

Após isso, aplique na área dolorida formando uma camada grossa e envolva com duas camadas de papel toalha (ou papel higiênico) e uma de plástico filme.

O tempo de ação varia de organismo para organismo. O ideal é que você repita o processo e identifique quanto tempo é necessário para que a dor seja aliviada.

A argila costuma ressecar a pele, principalmente se usada com muita frequência. Lembre-se de sempre hidratar sua pele com óleos ou hidratantes após realizar processos com argila!

Onde comprar Argila com Carvão Ativado?

Você pode tanto comprar a argila e o carvão ativado separadamente que são bastante acessíveis e facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.

O importante antes de comprar é se certificar de que se trata de um produto confiável, de qualidade e, caso você queira ingerir, saber se pode ser consumido ou não

Carvão Vegetal Ativado em Pó

Vimos que o carvão ativado em pó pode tanto ser consumido junto da argila quanto usado em combinações de maneira tópica. Além disso, é muito utilizado durante a escovação para o clareamento dos dentes.

É facilmente encontrado em lojas de produtos naturais por todo o Brasil e costuma ser mais barato quando comprado em lojas físicas, mas separamos um artigo aqui  que ensinará como comprar o carvão ativado pela internet.

Contraindicações

Como já alertamos anteriormente, nenhum tratamento medicinal alternativo deve ser realizado sem a opinião de um profissional.

Muitas pessoas não podem realizar o tratamento com argila por alguma condição de saúde, mas não têm conhecimento disso. É importante se certificar que o tratamento é adequado para você e não irá oferecer riscos a sua saúde.

Num geral, aplicações em mulheres grávidas, aplicações feitas diretamente em úlceras, feitas diretas no tórax em pacientes com marca-passo, em ferimentos profundos, fraturas expostas, queimaduras de 2º ou 3º graus, aplicações frias no tórax e região lombar durante o inverno estão terminantemente proibidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *