Argila e Carvão ativado uma poderosa e eficaz combinação no combate a doenças
23/11/2020
Conheça a Mascara de Argila Purificante Chronos da Natura
08/12/2020

O guia de cada tipo de argila para o skincare

Quem é que não gosta de fazer um skincare pra se sentir renovada depois de um dia cansativo, ou então, de tirar um dia só pra cuidar de si?

É sempre bom tirarmos um tempinho para cuidar da nossa pele, ter esse autocuidado e nos conectarmos com nós mesmas.

Sei que existem diversos produtinhos que ajudam nesse processo, mas deixa eu te perguntar, alguma vez você já usou ou pensou em incluir argila na sua rotina de cuidados faciais?

A argila é muito famosa para cuidados, tanto faciais quanto corporais, e acredite se quiser, para cuidados até com os cabelos.

Ela é um ingrediente natural extraídos das rochas vulcânicas. Suas variações são de origem mineral, provenientes do solo e enriquecidas por alumínio, sílica e água.

Por ser tão rica, ela é capaz de proporcionar uma série de benefícios, como controlar a oleosidade, diminuir a aparência dos poros, clarear manchas, deixar seu rosto mais luminoso, entre outras vantagens.

Ficou curiosa? Vou te contar quais são os tipos de argila e para que cada uma serve.

Argila Vermelha

Recomendada para peles extremamente sensíveis. É rica em óxido de ferro e cobre (minerais anti-inflamatórios) e auxilia também na elasticidade e textura da pele.

Argila Rosa

Essa argila é uma mistura de argila branca e vermelha. Super indicada para peles mais delicadas, que se irritam facilmente. Apresenta propriedades cicatrizantes e suavizantes. Também possui maior quantidade de ferro e é ótima para aplicar no corpo!

Argila Cinza

Essa argila tem indicação tanto para peles oleosas quanto peles com discromias (alterações na coloração) e manchas. Tem uma quantidade importante de titânio que auxilia no tratamento de lesões inflamatórias como cravos e espinhas. Pode ser usada também para descamação e oleosidade capilar.

Argila Preta

Essa argila também é conhecida como lama vulcânica, é a mais indicada para desintoxicação da pele. Possui ação anti-inflamatória pela alta concentração de alumínio e silício.

Argila Branca

Indicada para peles mais desidratadas e sensibilizadas. Essa argila apresenta uma quantidade maior de alumínio e seu pH é muito parecido com o da pele. Além disso, ela também proporciona ação suavizante e cicatrizante.

Argila Verde

Indicada para peles acneicas e oleosas devido ao seu efeito adstringente, secativo e bactericida. Por ser muito rica em diversas substâncias, como cálcio, óxido de ferro, potássio, magnésio e zinco, a argila verde ajuda a proteger e acalmar a pele, regulando a produção de glândulas sebáceas.

Além de possuir uma ação antipoluição, em que atua absorvendo as impurezas da pele como uma barreira ativa enquanto permanece na pele.

Argila Amarela

Rica em silício, elemento com ótimo potencial regenerador dos tecidos, esse tipo de argila é capaz de estimular o rejuvenescimento. Garante uma melhora na síntese de colágeno e maior elasticidade da pele, assim, retardando o envelhecimento e reduzindo rugas e inflamações.

Argila Marrom

Purificante, adstringente e cicatrizante é bastante eficaz contra a acne e espinha. Esse tipo de argila tem efeito rejuvenescedor no tecido da pele.
A argila marrom também tem o poder reduzir inflamações, tonificar e ativar a circulação, ajudando a pele a se manter firme por mais tempo.

Argila Roxa

Constituída a partir da mistura entre as argilas marrom e rosa, a argila roxa possui grande poder tensor e é bastante indicada nos tratamentos de flacidez por atuar na síntese do colágeno na pele.

A máscara é perfeita para peles maduras, sensíveis e secas.

Vamos aprender agora como aplicar a argila na pele

*Para aplicar a máscara você precisa estar sempre com a pele limpa e sem maquiagem;

1) Quando a argila estiver na forma de pó, você vai precisa adicionar água mineral ou chá de camomila aos poucos, até gerar uma consistência pastosa para aplicar.

2) Feito isso, basta passar no rosto com ajuda de um pincel língua de gato ou com os próprios dedos.

3) Deixe agir até a máscara secar ou de acordo com o tempo de pausa indicado na embalagem;

4) Remova argila com água abundante na temperatura ambiente;

5) Seque levemente a pele e, prontinho.


Dicas para potencializar o efeito

Para potencializar o efeito da máscara você pode fazer uma vaporização para abrir os poros antes de aplica-la sobre o rosto.
É super fácil de fazer, basta aproximar o rosto sobre uma bacia com água quente ou colocar uma toalha morna no rosto por alguns minutinhos e pronto.

Use água mineral ou chá de camomila para fazer a máscara (lembrando que a consistência dela é uma pasta grossa e não líquida demais);

Apesar de ser um produto natural, evite as áreas dos olhos e lábios, pode acabar irritando ou ressecando;

Alguns tipos de argila como as máscaras verdes podem repuxar e pinicar a pele, mas não se preocupe, isso é normal. Basta retirar com água abundante e pronto.
Algumas peles podem ainda ficar levemente avermelhadas, pois a argila ativa a circulação, em poucos minutos a coloração volta ao normal.

Evite aplicar cremes e maquiagens logo em seguida da aplicação da argila, deixe a pele respirar um pouco.

Se você tem pele mista pode aplicar a argila verde, que é anti-oleosidade, na zona “T”, e a argila vermelha que tem poder hidratante nas partes mais secas do rosto como as bochechas, não há problema em aplicar diferentes tipos de argila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *