Conheça a Mascara de Argila Purificante Chronos da Natura
08/12/2020
Qual argila usar em caso de pele seca? Descubra!
18/12/2020

Combata as estrias com argila

A argila é um mineral provindo de rochas sedimentares e consiste em grão muito pequenos que, associados a outros nutrientes, podem sofrer uma mudança na cor e nas propriedades. Existem diversos tipos de argilas e todas elas são bastante benéficas para o bom funcionamento do corpo humano.

É muito utilizada em tratamentos estéticos, como máscaras e esfoliações. Outros fatores que se destacam na argila são os seus efeitos medicinais, o uso para o tratamento do estresse e na cicatrização de feridas.

Você sabia que a argila pode melhorar a aparência de estrias? Isso se dá pelas propriedades presentes no mineral. Porém, existem diversos tipos diferentes de argilas, desde branca até preta, o que pode causar certa confusão na hora de decidir qual deve ser usada.

Será que todas elas podem ser usadas no tratamento de estrias? Posso fazer em casa? Se sim, como? Essas e outras dúvidas serão sanadas ao longo desse artigo. Continue lendo para saber mais!

Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a argila e seus benefícios:

Propriedades da argila

Cada tipo de argila possui uma propriedade específica diferente. Algumas são mais hidratantes, outras são mais anti-inflamatórias. Mas num panorama geral, todas elas possuem as mesmas propriedades de absorção, liberação e adsorção. São os sais minerais presentes em sua composição que proporcionam as propriedades terapêuticas da argila.

Vamos conhecer essas propriedades:

  • Absorção: A argila e seus minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo são facilmente absorvidos quando em contato com a pele.
  • Liberação: Libera seus elementos ativos com facilidade.
  • Adsorção: As argilas permitem a passagem de moléculas e partículas microscópicas do meio ambiente para o interior da pele; este processo é muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para sua posterior eliminação.

O que são estrias?

A estria é um tipo de cicatriz que se desenvolve quando a pele estica ou encolhe rapidamente. A mudança abrupta faz com que o colágeno e a elastina, que sustentam a pele, se rompam.

Nem todo mundo desenvolve essas faixas estreitas na pele. Níveis de hormônios oscilantes parecem desempenhar um papel. Você também pode correr um risco maior se alguém da sua família apresentar estrias.

Se você desenvolve estrias, é mais provável que isso ocorra durante estes períodos:

  • Surtos de crescimento que acontecem na puberdade
  • Gravidez
  • Perda ou ganho de peso rápido
  • Treinamento com pesos quando você tem rápido crescimento muscular

Você com certeza já reparou que algumas estrias são mais avermelhadas que outras, mas já parou pra pensar no porquê dessa variação?

Basicamente, existem três tipos de estrias: as rubras, que variam entre vermelha e roxa e costumam causar coceiras, e a alba, que é branca e não coça.

Cada tipo de estria está sofrendo um processo diferente, logo é natural que cada uma peça um tratamento com argilas específicas. Separamos tudo para que você possa entender direitinho.

Qual argila usar para estrias vermelhas?

As estrias vermelhas indicam que a pele modificada está no início do processo de inflamação, ou seja, formação das cicatrizes. Por essa razão é natural que elas cocem. Mas atenção! Coça-las acelera esse processo, além de irritar ainda mais a pele.

O objetivo nesse caso é diminuir o processo inflamatório da estria. Sendo assim, são indicadas argilas que possuem propriedades anti-inflamatórias, que impedirão a evolução da formação de estria. São elas:

  • Argila verde: Não é à toa que a argila verde é muito utilizada na medicina para o tratamento de inflamações como artrite e artrose. A argila verde aplicada no corpo pode aliviar dores articulares e musculares devido à propriedade analgésica e anti-inflamatória. Além disso, ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

 

  • Argila preta: É considerada uma das mais nobres por ser mais difícil de ser encontrada. Tem ações anti-inflamatórias, antiestressantes, rejuvenescedoras e estimulantes.

 

Qual argila usar para estrias roxas?

Depois que o processo inflamatório é iniciado, as estrias ficam roxas, o que indica que estão na fase intermediária do processo inflamatório. Nesse estágio a reversão não é mais tão fácil quanto é no início do processo de inflamação, mas a formação das estrias ainda pode ser contornada.

Nesse ponto, o ideal são as argilas que agem hidratando a pele. São elas:

  • Argila branca: Ideal para peles manchadas e sensíveis. Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, promove hidratação intensa, é calmante, tem ação anti-inflamatória, cicatrizante e clareadora.

 

  • Argila vermelha: Absorve oleosidade, hidrata, previne linhas de expressão, tem efeito cicatrizante e, por ser rica em óxido de ferro, ajuda a renovar a estrutura das células, que precisam do ferro para realizar a respiração celular.

 

  • Argila rosa: A argila rosa é uma mistura das argilas branca e vermelha, o que promove uma combinação das propriedades de ambas.

Qual argila usar para estrias brancas?

O processo de inflamação já foi finalizado, o que dificulta a reversão das estrias. É uma espécie de cicatriz. Essas são as mais comuns. As estrias brancas possuem essa cor por conta da falta de sangue na região.

O objetivo é promover e melhorar a circulação sanguínea da área. Para isso, são indicadas as seguintes argilas:

  • Argila amarela: Além de melhorar a circulação nas estrias, a argila amarela é um elemento catalisador para formação de colágeno da pele e aumento de sua elasticidade, reduzindo as rugas. Dessa forma, ela combate e retarda o envelhecimento da pele.

 

  • Argila vermelha: A argila vermelha também ajuda a reduzir celulite, pois ativa a circulação sanguínea da área em que foi aplicada. No corpo, a argila vermelha proporciona efeito antiestressante.

 

  • Argila verde: Suas propriedades ativam a circulação, além de serem anti-inflamatórias.

Como fazer em casa?

O tratamento para estrias (tanto as rubras quanto a alba) com argila é muito simples. Basicamente, você só precisa de misturar o pó de argila (seja ele qual for) com alguma substância líquida que auxilie sua aplicação.

Pode ser água, leite ou até mesmo algum óleo de sua preferência. Fica a seu critério. A quantidade de argila varia de acordo com o tamanho da área a ser tratada.

Você também pode adicionar outras substâncias com propriedades anti-inflamatórias, hidratantes e antioxidantes, como óleos essenciais.

O importante é que a consistência fique parecendo uma pasta. Nem muito dura, nem muito líquida. Deve ser maleável o suficiente para você conseguir aplicar sem problemas e consistente o suficiente para não escorrer de sua pele (Argh!).

Após criar sua mistura, você deve aplicar de forma homogênea a pasta formada em movimentos circulares nas áreas afetadas pelas estrias. Aguarde meia hora e retire a mistura com água. O tratamento pode ser feito 2 vezes por semana.

Onde comprar as Argilas?

Eu indico comprar em uma loja segura, como é caso da Farmáca Eficácia cujo você encontra todos os tipos de argilas que citamos acima, por um preço super em conta e ainda recebe no conforto da sua casa!

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *