Argila no cabelo – Mitos ou Verdades? Saiba agora!
25/04/2019
Argila Bentonita – 8 Incríveis benefícios
26/06/2019

Argila para tratar síndrome do intestino irritável

A argila de bentonita há muitos anos foi considerada um tratamento natural para a síndrome do intestino irritável, por isso ela pode virar uma ótima alternativa natural no tratamento contra essa síndrome.

A síndrome do intestino irritável é uma condição comum a longo prazo do sistema digestivo. Entre os sintomas estão: Cólicas estomacais, inchaços, diarreias e constipação (dificuldade para evacuar).

Essa “doença” é tratada com remédios acompanhado de uma dieta de prevenção. Existem vários alimentos que não podem comer para não ocorrer uma piora do quadro. O emocional também pode ser uma das causas. Fatores como estresse, ansiedade e nervosismo.

Infelizmente não existe cura para a síndrome do intestino irritável. Muitos pacientes acabam buscando na natureza remédios naturais para prevenir ou aliviar a doença. Infelizmente, poucos conhecem a argila de bentonita para controlar a síndrome.

Como funciona a argila no tratamento?

Em uma matéria publicada no Google Acadêmico¹ pelo Doutor Fredic Damrau, mostrou que a bentonita é capaz de aliviar a diarreia em 97% dos casos, seja por infecções por vírus, alergia alimentar, colite espástica, colite mucosa e intoxicação alimentar.

Quando a argila de bentonita foi administrada em pacientes com síndrome do intestino irritável, ela afetou positivamente essa síndrome. Ela ajudou no alívio e desconforto na maioria dos casos.

A argila age aliviando a diarreia, melhora a integridade da mucosa intestinal, na atividade das enzimas digestiva e a constipação.

Ela é uma excelente escolha para esta doença porque faz uma limpeza interna do cólon. Apesar de agir na limpeza, ela não afeta o metabolismo e nem sua absorção.

Segundo o Doutor Juliano Pimentel², ela aumenta a quantidade de bactérias boas e diminui as bactérias ruins. Então a bentonita pode ajudar na absorção de nutrientes por meio do aumento da atividade da flora intestinal, segundo um estudo publicado um artigo científico³ no NCBI.

Como usar a argila para tratar síndrome do intestino irritável?

Usar a argila bentonita ajuda controlar ou aliviar os sintomas gastrointestinais da doença.

Comece bebendo cerca de 50 gramas de argila de bentonita 3 vezes ao dia até notar melhora. Basta misturar com água purificada. Não utilize por mais de uma semana.

Essa quantidade pode aumentar em até 100 gramas ou conforme manda o fabricante.

Onde encontrar a argila de bentonita?

Ela não é tão comum no Brasil quanto outros tipos de argilas, por isso é um pouco mais difícil de comprar. A maneira mais fácil é comprar online por meio da loja virtual Piping Rock aqui.

O que pode comer?

Somente o tratamento natural ou com medicamentos não são suficientes para acabar com os sintomas. É muito importante evitar certos alimentos e ingerir outros mais saudáveis.

Alimentos que devem evitar:

A Huff Post Brasil separou cerca de 31 alimentos que podem causar a síndrome do intestino irritável. Dentre eles estão o alho, café, cebola, frutas cítricas, frituras, leite, repolho, feijão, glúten e outros.

Alimentos saudáveis que podem comer:

No site Minha Vida listou cerca de cinco categorias de alimentos permitidos. Como banana, cereais, alface, peixe e alguns tipos de chás para gases ou desinchar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *