Argila bentonita x assaduras
19/02/2021
Argila é eficaz para tratamentos de cicatrizações
01/03/2021

Argila Verde X Argila Branca: Como usar? Qual melhor?

A argila é um dos elementos mais clássicos do cuidado com a pele. Porém, não somente para de skincare esse produto natural é bom.

Ele tem muitos outros benefícios e utilidades que muitos nem imaginam.

É claro que hoje em dia é existe uma infinidade de argilas.

Começando pelo fato de que nem todas são orgânicas e naturais, muitas são produzidas e refinadas. Elas também se diferem em suas cores, tipos e utilidades.

A argila é um produto em sua maioria natural que contém muitos minerais terrosos. Isso mesmo, sujeira, porém dentro desse amaranhado de sujeira podemos extrair o melhor da nossa terra (literalmente).

Para isso é necessário que ela passe por um processo minucioso de purificação.

Esse processo vai depender para qual objetivo a argila vai ser usada seja para fins medicinais, cosméticos ou para uso coletivo.

Dentre muitos benefícios iremos falar sobre o que as argilas causam em nossa pele.

Elas são ótimas para ajudar na pele seca e sensível, reduzir a acne e as manchas, ter uma melhor elasticidade na pele e muitos outros.

Hoje, iremos falar especificamente sobre 2 cores de argila: a verde e a branca.

Mostrar seus benefícios e como você pode usá-las em sua rotina.

Argilas: verdes e brancas

As argilas, diferente da lama ou areia, tem uma plasticidade bem característica que faz com que fique pastosa quando molhada e seca e quebradiça quando exposta ao sol.

A maioria dos minerais de argila pura são brancas ou de cores claras.

O que determina a cor de uma argila é sua origem e os minerais contidos nela e quanto mais pura, ou seja, quantos mais minerais que não fazem muito resultado mais clara a argila vai ficar.

Isso, nos leva a concluir que a argila branca é a mais procurada e desejada pelas pessoas.

Embora a argila branca seja muito potente, a de cor verde não fica para trás.

Além do mais, ela é a que mais aparece na cultura pop (filmes, séries e revistas). Isso é pode causa dos seus ótimos benefícios para a pele.

Vamos ver então mais sobre essas duas argilas:

Argila branca: essa argila é bem diferente, ela ajuda em todos os problemas de pele, o que significa que você pode ter benefícios dela independente de sua idade ou tipo de pele.

Também conhecida como Kaolin Clay, a argila branca é um pó bem fino, macio e leve com propriedades naturalmente absorventes.

A argila branca atua como um esfoliante muito suave, removendo suavemente as células mortas e secas da pele deixando

a clara e brilhante, bem como reduzindo o tamanho dos seus poros, o que torna as máscaras faciais de argila branca as máscaras perfeitas para pré-maquiagem.

Ele também funciona muito suavemente para retirar sujeira, óleo e fuligem de dentro dos poros.

Argila verde: simplificando, a argila verde é um tipo de argila, mais especificamente ela é classificada como ilita (uma subcategoria de argilas).

O nome descreve a cor da argila, que é composta por óxidos de ferro e matéria decomposta (normalmente algas ou clorofila).

Quanto mais verde vibrante é a argila, mais valiosa ela é considerada. Além dos componentes que dão à argila verde sua coloração, a argila contém muitos outros minerais residuais.

Muitos acreditam que a argila verde tem benefícios internos (quando ingeridos) e externos (quando aplicados na pele).

Alguns de seus benefícios são: ela extrai a impureza dos poros, exfolia as células mortas da pele, tonifica e firma a pele, entre muitos outros.

Seus benefícios internos são: a entrega de minerais ao corpo e remove as toxinas. Um estudo Trusted Source publicado em 2008 descobriu que a argila verde pode proibir o crescimento bacteriano.

Quando a argila verde é aplicada na pele, é importante observar que algumas pessoas relatam aumento da sensibilidade, erupções cutâneas, secura e descamação, isso é claro se for aplicada em excesso.

Como usar as argilas?

Sabendo de todos esses benefícios, sua vontade agora pode ser a de sair procurando argila por aí, mas calma.

Como foi dito a argila contém minerais bons e ruins e é extremamente necessário que ela passe por um processo de purificação.

As propriedades curativas da argila são conhecidas desde os tempos antigos e ainda é popular na medicina alternativa hoje. Há muitas maneiras de usar argilas e vamos lista aqui algumas delas.

Aplicar argila na pele

Você pode usar argila externamente como um cataplasma ou envoltório corporal ou aplicando uma pasta de argila e água em qualquer irritação da pele, como manchas, picadas de insetos, cortes, queimaduras e outras irritações da pele e doenças comuns da pele, como eczema e psoríase.

Banhos de argila

Os banhos de argila ajudam a desintoxicar o corpo, além de suavizar e rejuvenescer a pele. Você pode fazer uma receita fácil de sal de banho que adiciona minerais à água do banho que limpa a pele.

Tomar argila por via oral para desintoxicar seu corpo

Esta modalidade somente é possível para argila bentonita, uma espécie de argila branca. A argila bentonita é um poderoso agente de desintoxicação. A argila bentonita vem na forma de pó.

Misture 1 colher de chá do pó de argila em um copo de água e beba a mistura com o estômago vazio e pelo menos uma hora antes de comer ou tomar outros suplementos ou ervas.

Embora a argila bentonita seja considerada segura para o corpo, você precisará consultar seu médico se estiver tomando medicamentos prescritos, tiver pressão alta ou se for diagnosticado com intolerância ao ferro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *