Hoje vamos falar sobre todos os benefícios que a argilaterapia pode oferecer as madeixas, vulgo cabelos!
Argila, um mineral retirado diretamente do solo, que está sendo muito utilizado em tratamentos estéticos tanto de corpo como também nos cabelos, isso devido o mineral ter propriedades como cicatrizantes, anti-inflamatórias, purificantes, adstringentes, remineralizantes e antisspéticas.
Por a argila conter substâncias eficientes que possam atuar nas etapas de nutrição e hidratação capilar, ela está sendo muito utilizada recentemente em composições de produtos como condicionador, mascaras de tratamento e até shampoo.
São diversos benefícios que argilaterapia capilar é capaz de oferecer aos cabelos, e tudo começa com uma desintoxicação, uma vez que o shampoo de argila atua como um antiresíduo, promovendo uma limpeza profunda do couro cabeludo e esfoliação o que tende a diminuir a oleosidade, caspas e células mortas, favorecendo assim a saúde capilar.
Outro benefício, de suma importância é que o mineral argila consegue fazer a reposição de certos minerais no couro cabeludo, o que tende auxiliar para um bom crescimento e fortlacimento dos fios que ainda se encontram na papila capilar. ( cabelinho que fica dentro da pele, antes de nascer).
Em um recipiente de vidro, cerâmica ou plástico (nunca use um recipiente de metal), coloque a argila e acrescente água (filtrada, fervida ou desmineralizada) aos poucos até formar uma pasta de consistência leve.
Nem muito líquida, nem muito grossa (senão fica difícil de aplicar). Não utilize colher de metal para misturar a argila.
Agora com os cabelos úmidos, aplique um pouco da pasta de argila sobre todo o couro cabeludo de preferência com um pincel, e depois massageie levemente o couro com a ponta dos dedos fazendo movimentos circulares por alguns minutos.
De maneira alguma esfregue a argila nos fios, (comprimento) pois pode ocasionar um atrito forte, e danificá-los. Após deixe agir por 20 minutos. Enxágue abundantemente com água morna.
O tratamento com argiloterapia capilar deve ser feito com um intervalo de ao menos 15 dias.
Você pode combinar o uso da argila com óleos vegetais e óleos essenciais específicos para seu tipo de cabelo e objetivo. Fica uma delícia!
As argilas mais indicadas são as brancas, verde e preta são sempre as mais utilizadas e indicadas para os fios.
A branca é mais leve e suave; a verde indicada para cabelos normais que precisam apenas de tonificação, estimulação do couro cabeludo e limpeza; e a preta é indicada para quem possui excesso de oleosidade do couro e queda dos fios. Na hora de comprar sua argila, verifique se ela é esterilizada. Se for orgânica, melhor ainda.
2 Comentários
Olá boa noite a estas horas estou preocupada com uma Frida numa perna então estou a pôr argila cinzenta na Frida estarei a fazer o correto!!?
Olá, Maria! Não é recomendado que a argila (seja ela qual for) fique em contato direto em machucados/feridas. Isso pode agravar o quadro. Eu recomendo procurar um especialista na área de saúde, pois feridas não podem ser negligenciadas. Caso você tenha alguma condição que dificulte a cicatrização, como diabetes, isso pode se tornar um problemão mais pra frente… A argiloterapia é para casos mais brandos, para tratar dores locais, etc. Espero ter ajudado!