Existe uma infinidade de cores de argila por aí. Isso traz muita dúvida na hora de saber qual benefício, função e qual usar. Para você entender qual diferença entre cada uma delas, eu fiz esse artigo.
Não vou aprofundar no assunto, porque no site tem vários artigos explicando tudo sobre cada cor descrita aqui. Basta clicar no link da cor para saber mais detalhes.
A argila branca é rica em sais minerais e contém caulim. Caulim é um ingrediente que ajuda reparar a pele e os cabelos. Essa argila é uma das mais suaves e indicada para qualquer tipo de pele.
Quem pode usar?
Ideal para pele sensível, seca, oleosa ou envelhecida. Restaura o brilho do cabelo seco e quebradiço.
Benefícios:
É uma argila com alta concentração de óxido de ferro e cobre que dá a coloração avermelhada.
Quem pode usar?
Ideal para qualquer tipo de pele, principalmente pele sensível, irritada e com vermelhidão no rosto. Também ajuda na prevenção do envelhecimento da pele e estimula a produção de colágeno.
Benefícios:
Junto com a branca, a argila verde é a mais utilizada dentre todas. Tem ação estimulante, tonificante e adstringente.
Quem deve usar?
Essa é a argila da pele com espinhas e oleosidade excessiva. Tem poder antisséptico e secativo, ideal para pele com acne. Também é indicada para reduzir a gordura localizada e celulite.
Benefícios:
Uma argila rica em silício e magnésio que vem das rochas.
Quem pode usar?
Ideal para pele cansada e envelhecida. Com baixa concentração de sais minerais, a argila roxa é ideal para pele seca e frágil.
Benefícios:
Contém menos óxido de ferro, porém, ela é rica em silício e sua origem vem de cristais de rochas.
Quem deve usar?
Ideal para pele irritada, secas, sensíveis ou envelhecidas, mas pele mista também pode usar. Combate a flacidez e trata inflamações.
Benefícios:
Chamada lama vulcânica ou argila negra, ela contém várias propriedades. Dependendo da origem da sua argila, ela pode ser uma combinação da argila verde, branca ou vermelha.
Quem deve usar?
Rica em silício e alumínio, ela contém inúmeros benefícios para pele, corpo e cabelo.
Benefícios:
A argila rosa é uma mistura de duas argilas: Branca e Vermelha. Ela combina todos os benefícios dessas duas argilas.
Quem deve usar?
Indicada para uma limpeza profunda da pele sem irritar. Ideal para peles secas e sensíveis. Muito indicada para o cabelo.
Benefícios:
O pH da argila cinza é alcalino, rica em titânio e silício. Apesar de pouco conhecida, não deixa de ser uma excelente argila.
Quem deve usar?
Indicada para pessoas com cravos e espinhas. Também é recomendada para pele madura com flacidez no rosto e no corpo.
Benefícios:
A argila marrom tem alta concentração de alumínio, titânio e silício. Assim como a argila amarela, contém menor quantidade de ferro.
Quem deve usar?
Sua principal função é na pele madura. Ajuda no tratamento de rugas e manchas de idade. Ideal para pele com acne e oleosa. No cabelo ajuda hidratar e eliminar resíduos.
Benefícios:
Essa é a argila mais rara e difícil de ser encontrada no Brasil.
Quem deve usar?
Embora seja rara, ela não leva tanta vantagem para outras argilas. Ela é muito eficaz para pele oleosa e envelhecida. No cabelo é indicada para fios secos e coloridos.
Benefícios:
7 Comentários
Estou fazer curso de terapia fácil com tratamento de argilas
Que bacana Vania.